HORTO FLORESTAL




Baseado na Lei Municipal n° 593 de 27 de junho de 1958 (ver lei), o qual denomina o Horto Florestal de Lins como Horto Florestal Dr. Moysés Antônio Tobias, em homenagem ao seu grande idealizador e criador. O Horto possui aproximadamente 5 alqueires dividido em áreas com diversas atividades, tornando-o em um local de pesquisa, preservação, educação ambiental, convivência, contemplação, turismo e lazer. Possui locais de reflorestamento em áreas de preservação permanente – APP, ao longo do curso hídrico (córrego Campestre) e nascente no próprio local, Trilhas Ecológicas, minhocário, jardim das borboletas e sensorial (em projeto).

 



Dispomos, ainda, de um Viveiro de Mudas de espécies nativas, destinadas aos programas de reflorestamento, arborização urbana e reestruturação de áreas verdes do município, com uma produção média anual de 10.000 mudas.









Há ainda, em estrutura específica, tida como casa de vegetação, produção de mudas de hortaliças destinadas aos agricultores familiares, em especial, os olericultores participantes dos programas como Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social, entre outros.







De edificação sustentável, conta também com o Centro de Educação Ambiental se presta a sediar palestras, cursos, oficinas e apresentação do teatro de fantoches. Além disso, conta com uma biblioteca voltada para assuntos ambientais e de política rural com mais de 450 títulos, uma coleção de sementes (carpoteca), coleção de folhas e demais partes vegetais (herbário), coleção de rochas, de insetos (entomológica) e de madeiras (xiloteca).

 
Mensalmente, por meio do programa “Lugares de Aprender” da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Fundo de Desenvolvimento para a Educação – FDE, cerca de 450 crianças percorrem, sob a companhia de monitores, as Trilhas Ecológicas tendo acesso ainda, às coleções já citadas anteriormente e atividades lúdicas de cunho ambiental.



O abate de árvores do município de Lins está sob a avaliação, fiscalização e autorização da SAMAS, quando o abate é inevitável, promove-se a autorização, mas com o compromisso do munícipe plantar outra no mesmo local ou não. A muda para o replantio é oferecida gratuitamente pelo do Horto Florestal. Assim, Lins é uma cidade que realiza a preservação do meio ambiente, presente em cada rua, na frente de cada casa, onde cada cidadão tem sua participação, com prazer por ser linense.

O Horto Florestal também fornece mudas para o Programa Bosques Urbanos que é a recomposição vegetal das Áreas de Preservação Permanente dos cursos d’água que cortam o município. Há também a produção de mudas ornamentais, cedidas para a manutenção de praças, jardins, roteiros turísticos e jardins de escolas. Para a produção dessas mudas, é disponibilizado uma área de mais de 3000m² e uma estufa  com sistema de irrigação além de mão de obra técnica especializada.


 O Horto ainda fornecerá orientação técnica quanto ao plantio de árvores e permite às escolas, utilizarem-no como um laboratório prático onde as crianças e jovens podem usufruir e exercitar a teoria sob a orientação dos professores e cronograma pré-determinado pela SAMAS. Da mesma forma, é feito com as universidades onde os professores e alunos poderão conduzir suas pesquisas.



4 comentários:

  1. O HORTO FLORESTAL DE LINS expressa grande potencial de suas qualidades; proporcionando aos visitantes momentos de contemplação da natureza, aprendizado e prazer de estar num local nos faz sentir bem.

    ResponderExcluir
  2. A Estrutura do HORTO FLORESTAL está impecável!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei maravilhado com a quantidade de lepidópteras do Horto.
    Ainda que não entrei no Borboletario (O mesmo estava fechado no Horário que fui), encontrei nas demais partes do Horto, Borboletas como Greta oto (Com suas asas transparentes semelhantes ao vidro) , um tipo de Zaretis (Usando o mimetismo de costume aparentando-se uma folha seca) também, pelo que eu vi a família dos licaenídeos povoam os ares Linenses rs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário Fabio! A opinião dos cidadãos é de extrema importância para direcionarmos nosso trabalho, para sempre melhor atendermos!

    ResponderExcluir